
Estudo do TCE-PR mostrou que há alguns meses boa parte dos municípios ainda não tinha protocolo de segurança para garantir o retorno presencial nas escolas.
Escolas de todos os municípios paranaenses se preparam para o retorno dos alunos nas salas de aula. Há cidades inclusive que já iniciaram esse processo. E o desafio é garantir ao mesmo tempo a segurança contra o coronavírus e a qualidade no ensino, já que boa parte deve optar pelo ensino híbrido – que mistura as aulas presenciais e remotas.
Para saber o que as escolas fizeram para vencer esse desafio, um estudo foi feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. E ele aponta que apesar de terem implantando medidas aceitáveis para garantir a continuidade da educação pública de forma remota, os municípios paranaenses apresentaram muita dificuldade na preparação para o retorno das aulas presenciais nesse novo cenário de 2021.
O relatório foi elaborado a partir de um questionário aplicado em 40 municípios. A avaliação aconteceu entre final de setembro e início de outubro. A preparação para a reabertura das escolas foi a parte da pesquisa que teve os piores resultados. Quem explica é o analista de controle no TCE-PR, Roberto Alves Ribeiro.
SONORA
Segundo Ribeiro, naquele período, poucos municípios já contavam com protocolos de segurança para a volta às aulas nas escolas.
SONORA
Ribeiro enfatiza que o cenário atual das escolas avaliadas no ano passado sem dúvida melhorou. Já que o próprio fato de participarem da pesquisa despertou a necessidade dos gestores municipais garantirem um ensino seguro e de qualidade. E aponta também quais devem ser as prioridades das escolas nesse período de reabertura:
SONORA
Repórter Juliana Sartori