Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Municípios têm até sexta-feira para manifestar interesse no consórcio de compra de vacinas

Por Jornalismo. Publicado em 02/03/2021 às 09:06.

• Paraná tem o maior número de internados desde o início da pandemia
• Índices de isolamento social no final de semana no Paraná chegaram a 53%
• Municípios têm até sexta-feira para manifestar interesse no consórcio de compra de vacinas

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias (COM TRILHA)

Giro de Notícias (SEM TRILHA)


Dados da Regulação de Leitos Estadual mostram que nesta segunda-feira o Paraná somou 3.650 pessoas internadas em leitos Covid / SUS e 616 aguardando transferência. Os números são os maiores desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de leitos no Paraná é de 92% das UTI’s e 72% de enfermarias. A situação mais crítica é na macrorregião Oeste, com 97% de ocupação de leitos de UTI, seguida pela macro Norte, com 94%, macro Leste, com 92% e Noroeste, com 82%.

 

Os índices de isolamento social no final de semana no Paraná após as novas medidas restritivas tomadas pelo governo do Estado chegaram a 53%, segundo dados divulgados pelo governo. O decreto impôs restrição de circulação das 8h da noite às 5h e delimitou as atividades essenciais que podem continuar a funcionar normalmente. O índice é o maior do Estado desde 24 de janeiro, também um domingo, segundo o monitoramento da empresa In Loco, que utiliza dados de localização de telefones celulares. Foi o segundo maior da Região Sul, atrás apenas de Santa Catarina (55,4%), o quarto maior do País e ficou à frente da média nacional no último domingo, de 46,6%.

 

A Frente Nacional de Prefeitos realizou uma reunião virtual nesta segunda-feira, e apresentou um cronograma para formação do consórcio de municípios interessados na aquisição de vacinas contra a Covid-19. A reunião teve a participação de 300 cidades, das quais 15 são capitais. Pelo cronograma apresentado, os municípios interessados em participar do consórcio de compra de vacinas terão até 19 de março para aprovar, nas Câmaras de Vereadores das suas cidades, o projeto de lei que permite a participação conjunta na aquisição dos imunizantes. Na próxima sexta-feira, encerra o prazo para que as prefeituras manifestem o interesse no consórcio. E a expectativa é que o consórcio seja formalizado em assembleia no próximo 22 de março. O secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, que representou o prefeito de Curitiba Rafael Greca, disse que esse é mais um instrumento para que os municípios tenham acesso à compra de vacinas. A prefeitura da capital já tem reservado R$ 100 milhões para essa finalidade.