Com o maior número de visitantes desde a sua inauguração, o Museu Oscar Niemeyer quer incentivar as pessoas a ter um contato ainda mais próximo com seu espaço, através de um concurso de fotografias. As informações com a repórter Amanda Yargas
Em 2019, o Museu Oscar Niemeyer, o MON, registrou o maior público desde a sua inauguração em 2002. Foram 377 mil e 737 visitantes, quantidade 21% maior do que no ano anterior. A diretoria do museu considera que isso é reflexo das ações para envolver diferentes perfis de público principalmente nos programas educativos, como conta a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.
SONORA
O setor Educativo do Museu, responsável por mediações, oficinas e programas atendeu em 2019 83 mil e 426 pessoas. O destaque foi para o programa “Arte para Maiores”, que teve um aumento de 150% no número de participantes, em relação a 2018. Ele conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus. O museu também abriu um concurso de fotografia que acontece pelo Instagram. Até o dia 1º de março, os visitantes podem publicar fotos com a hashtag meumon. Os autores das 17 melhores fotos vão receber 100 ingressos para utilizar durante este ano e que também podem ser usados para presentear amigos e familiares. Jader Alves, do Setor de relações institucionais do MON explicou que a ideia é incentivar as pessoas a explorarem o espaço.
SONORA
O museu conta com um acervo de aproximadamente 7 mil peças e 35 mil metros quadrados, dos quais 17 mil são destinados a exposições. No ano passado, além das mostras permanentes, o Museu recebeu 11 mostras de artistas de grande influência internacional. De acordo com Jader Alves, o museu é uma referência
SONORA
O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, número 999, no Centro Cívico, em Curitiba. As exposições podem ser visitadas de terça a domingo, das dez horas da manhã às seis da tarde. Os ingressos custam 20 reais, com meia-entrada a 10 reais para professores e estudantes , doadores de sangue, pessoas com deficiência e pacientes em tratamento de câncer. Ás quartas-feiras, a entrada é gratuita para todos os visitantes.
Repórter Amanda Yargas