Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

No Paraná, afastamento por doenças de trabalho superam os níveis pré-pandemia

Por Redação. Publicado em 21/11/2023 às 07:00.

No Paraná, afastamento por doenças de trabalho superam os níveis pré-pandemia //

Comércio espera recorde de vendas na Black Friday //

Revitalização da Orla de Matinhos está quase completa //

Com Flávia Consoli

Na Região Sul, foram registrados, em 2021 (último dado disponível), 3.459 afastamentos por doenças de trabalho. Este valor supera em 77,2% os afastamentos de 2019, antes da pandemia de covid-19, quando foram registrados 1.952 afastamentos. No Paraná, os valores são ainda mais preocupantes: entre 2019 e 2021, os afastamentos por doenças de trabalho aumentaram 81,78%, atingindo 958 casos em 2021, contra 527 em 2019. Os dados são do Anuário Estatístico da Previdência Social 2021 (mais recente). Segundo especialistas da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, os panorama demonstra a necessidade de uma maior atenção às questões da saúde laboral. Para isso, é fundamental engajar empresas, trabalhadores e o Poder Público, com rotinas suficientes de fiscalização e atendimento.

***

O comércio brasileiro está otimista em relação às vendas da Black Friday, na próxima sexta-feira (dia 24). A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de um faturamento de r$ 4,64 bilhões, o que significa 4,3% a mais que em 2022. Se a previsão de concretizar, será o maior volume de vendas para a data, trazida para o brasil em 2010. desde 2017 a Black Friday tem apresentado crescimento seguido no volume de vendas. Atualmente é a quinta data mais favorável para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

***

Que tal falarmos de notícia boa? A revitalização da Orla de Matinhos já está quase completa. Com 88,3% da obra concluída, ela estará pronta para receber os turistas já nesse próximo verão. É a principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, com um investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. Entre as ações, serão realizados os sistemas de micro e macro drenagem, que vão exercer papel fundamental no controle e diminuição das cheias e enchentes que há tempos prejudicam a cidade. Paraná. Terra de gente que trabalha e cuida.