Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

No Paraná, “Encontro Nacional de Tribunais de Contas” debate efetividade das políticas públicas 

Por Redação. Publicado em 13/11/2024 às 12:00.

O evento em Foz do Iguaçu reúne 1.500 participantes e conta com a presença de autoridades como os ministros Dias Toffoli e Bruno Dantas, discutindo transparência, eficiência no uso de recursos públicos e a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Por Flávia Consoli

O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou a importância da colaboração entre os órgãos de fiscalização e os Poderes para a modernização da gestão pública no Paraná. O governador participou da abertura do IX Encontro Nacional de Tribunais de Contas, que acontece até esta quinta-feira, dia 14 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Ratinho Junior destacou que discussões como essa são fundamentais para o aprimoramento das ferramentas que possibilitam um serviço mais eficiente para a população. 

SONORA 

O evento, que tem como tema “Controle externo, diálogos institucionais e efetividade das políticas públicas”, reúne cerca de 1.500 participantes, incluindo membros dos Tribunais de Contas estaduais e municipais. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas também acompanham o encontro. O objetivo é debater a eficácia do controle da administração pública e as políticas públicas em áreas como saúde, educação e segurança. O presidente do TCU, Bruno Dantas, destaca que o trabalho dos Tribunais de Contas é crucial para melhorar os serviços prestados à sociedade. 

SONORA 

Já o ministro Dias Toffoli enfatiza sobre os anseios da sociedade em relação à transparência e eficiência no uso dos recursos públicos.

SONORA 

No evento são realizados painéis e conferências na plenária principal, além de seminários sobre políticas públicas e reuniões técnicas de comitês e grupos de trabalho do Sistema Tribunais de Contas. O encontro, acontece a cada dois anos, e é um dos principais eventos do calendário dos órgãos de controle no Brasil, reunindo especialistas, gestores e servidores públicos, além de acadêmicos.