
Startup paranaense cria estilo com base em design zero desperdício, tecidos sustentáveis e materiais reciclados. Com desenvolvimento de um software para escala industrial, empresa agora abre portas para que outras marcas adotem práticas mais conscientes na indústria da moda, a segunda mais poluidora no mundo.
Por Fernanda Nardo
Você já pensou em usar uma camiseta com recortes diferenciados baseados na lógica de zero desperdício? Ou feita com tecidos orgânicos, corantes naturais e materiais reciclados, como redes de pesca e couro de peixe? Pois é, no cenário da moda, que tem a segunda indústria mais poluidora do mundo (com descarte de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis nos últimos anos), segundo estudo da Global Fashion Agenda, a startup paranaense No.wasTee desafia as normas e vem liderando um movimento por formas democráticas de vestir sem poluir o nosso planeta. Fundada por Fabiana Muranaka e Cassiana Portes, a No.wasTee combina design zero desperdício para criar peças atemporais, sem gerar resíduo têxtil. Fabiana explica que as peças são feitas com modelagens retas e oblíquas, que fogem do padrão da moda convencional.
SONORA
E agora, a No.was.Tee está dando mais um passo em direção a um futuro ainda mais verde. Dentro da Aceleradora Habitat Senai, a startup trabalha no desenvolvimento de um software para escala industrial de seus modelos zero desperdício. Ou seja, a empresa está abrindo portas para que outras marcas adotem práticas mais sustentáveis na indústria da moda.
SONORA
A No.wasTee desenvolve seu projeto dentro da Habitat Senai, o HUB de Inovação do Sistema Fiep. A Supervisora dos serviços de inovação do Habitat Senai, Késsia Rodrigues da Silva, destaca que o espaço conta com uma estrutura moderna, além de oferecer suporte técnico, mentoria e capacitação para empreendedores que buscam desenvolver seus projetos de forma sustentável e inovadora.
SONORA