Aglomerações, água e alimentos contaminados e contato com pessoas infectadas são meios de transmissão do vírus, que é altamente contagioso.
Por Fernanda Nardo
Responsável por causar um surto no começo do ano no Litoral de Santa Catarina, o Norovírus, é conhecido por causar gastroenterite viral aguda. É um vírus transmitido por meio da água ou alimentos contaminados, além de refeições manipuladas por pessoas infectadas ou contato direto com o material fecal/oral de uma pessoa doente. Ele tem uma alta capacidade infecciosa, capaz de permanecer em superfícies, o que facilita a transmissão. O médico infectologista, Marcelo Ducroquet, fala dos principais sintomas do vírus.
SONORA
Ele explica que por ser altamente contagioso, é possível que pessoas da mesma família apresentem os sintomas ao mesmo tempo. Por isso, conhecer melhor a doença e seus meios de prevenção é fundamental para evitar a disseminação do vírus. Apesar de não existir um tratamento específico, é recomendado que pessoas infectadas fiquem em repouso, preferencialmente isoladas, para evitar a contaminação, pontua o especialista.
SONORA