Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Nota máxima: Paraná tem a melhor educação do Brasil segundo ranking geral do Ideb

Por Redação. Publicado em 15/08/2024 às 13:15.

Os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, foram divulgados pelo Ministério da Educação  e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Por Flávia Consoli

O Paraná se destaca como o estado com a melhor educação no Brasil, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental, de acordo com os dados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na tarde de ontem pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. Para o secretário da Educação, Roni Miranda, o bom resultado é fruto de esforço conjunto  

SONORA

No período entre 2021 e 2023, a nota do Ideb para o ensino médio no Paraná subiu de 4,8 para 4,9. Esse índice considera tanto as escolas públicas estaduais quanto as privadas e os institutos federais. Com essa melhoria, o Paraná manteve a liderança nacional obtida em 2021, superando Goiás e Espírito Santo. A média nacional para o ensino médio é de 4,3. Durante a apresentação dos dados, o MEC destacou o Paraná como exemplo devido à sua estratégia de estadualizar as escolas que atendem os últimos anos do ensino fundamental, uma abordagem que contrasta com a de outros estados onde a gestão escolar é majoritariamente municipal. O governador Ratinho Junior comentou o desempenho dos alunos paranaenses, atribuindo o sucesso à competência e dedicação dos diretores, professores, pedagogos e funcionários das escolas, especialmente as estaduais.

SONORA 

Nos primeiros anos do ensino fundamental, o Paraná também lidera o Ideb com uma nota de 6,7. O resultado é atribuído ao programa Educa Juntos, que oferece suporte às gestões municipais com materiais didáticos, formação de professores e seminários. O Ideb, criado em 2007 pelo MEC, é o principal indicador de qualidade da educação no Brasil, e é divulgado a cada dois anos.