Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana, afirma Ministério da Saúde

Por Redação. Publicado em 19/04/2024 às 06:00.

Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana, afirma Ministério da Saúde.//

Polícia prende mais um suspeito da tentativa de mega-assalto em Guarapuava.//

Curitiba registra surto de casos de hepatite A em jovens adultos.//

Com Marinna Prota

O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira (18) que vai entregar na próxima semana um novo lote de vacinas contra a covid-19. O Paraná tem pouco mais de 10 mil doses nos estoques dos municípios. Em algumas cidades, como Curitiba, já não há mais imunizantes para pessoas acima de 12 anos do grupo prioritário.

De acordo com o Ministério, o processo de compra dos imunizantes da farmacêutica Pfizer teve início em 2023 e as doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB da covid-19.

///

A Polícia Civil prendeu mais um suspeito de participar da tentativa de mega-assalto em Guarapuava, na região central do Paraná, há dois anos. O homem estava foragido e foi detido em Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, e encaminhado ao sistema penitenciário. De acordo com a Polícia Civil do Paraná, ele possui registros anteriores por furto de veículo e posse de arma de fogo. Além de ser preso pela participação no assalto, o suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

///

A cidade de Curitiba registra um surto de hepatite A. O alerta foi emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital. De janeiro a 18 de abril deste ano, foram confirmados 100 casos da doença na cidade. A média histórica era de dez casos por ano.  Cerca de  60%  das pessoas infectadas necessitaram de internamento e 6% precisaram de cuidados intensivos, com internação em UTI. Foram registrados três mortes por Hepatite A aguda nesse período. 81% dos casos confirmados acometem homens jovens, entre 20 e 39 anos.