Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Novo corte no orçamento da educação atinge universidades federais

Por Comunicação. Publicado em 07/10/2022 às 14:37.

Novo corte no orçamento da educação atinge universidades federais.//
Treze policiais ambientais são suspensos por suspeitas de extorsão de produtores rurais no Oeste.//
Ministério do Trabalho investiga denúncia de assédio eleitoral no Paraná.//

Com Jomar Valença

O contingenciamento de verba para todas as universidades federais do Brasil faz parte de um bloqueio no Orçamento da União de R$ 2,6 bilhões, decretado no fim de setembro. Isso representa um novo corte de (5,8%) no orçamento do Ministério da Educação, que atinge diretamente as Universidades Federais. As universidades já acumulam cortes orçamentários sucessivos ao longo dos últimos anos. Nas universidades federais, os cortes do meio do ano e o de agora chegaram a uma perda de R$ 763 milhões com relação ao que havia sido aprovado no orçamento deste ano.
**
Treze policiais ambientais da região de Cascavel, no oeste do Paraná, foram suspensos da Polícia Militar. O grupo é suspeito de extorquir produtores rurais. O grupo é suspeito de cometer ao menos 25 crimes. Os investigados podem responder por crimes como organização criminosa, extorsão e roubo.
**
O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) anunciou a abertura de uma investigação contra a Concrevali, uma empresa da área de construção de Jardim Alegre (região Central do Estado), que ameaçou demitir 30% dos seus funcionários caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença o segundo turno das eleições presidenciais. A informação foi revelada pela coluna “Painel S/A”, do Uol. A empresa alegou que alguns de seus parceiros romperam contratos após o resultado do primeiro turno. E declararam que não há a intenção de intimidar os funcionários.