Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Novo decreto do governo atualiza normas da quarentena restritiva

Por Jornalismo. Publicado em 02/07/2020 às 09:26.

Novo decreto do governo atualiza normas da quarentena restritiva. Informações com Grasiani Jacomini

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O Governo do Estado emitiu nesta quarta-feira (1º) um novo decreto para atualizar os termos do anterior, que trata de medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19 em sete regionais de Saúde: Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Toledo. As medidas do decreto devem ser adotadas em 134 municípios do Paraná. A principal mudança é em relação ao transporte público. O sistema deverá atender com prioridade os passageiros que trabalhem em serviços considerados essenciais, e com até 65% de capacidade das 5 h às 8 h e das 15h30 às 19h30 que são considerados os horários de pico, e até 55% da capacidade nos demais períodos do dia. As outras duas mudanças são a retirada das feiras livres da lista atividades suspensas e uma nova redação para o funcionamento das lojas conveniências dos postos de combustíveis, que poderão abrir normalmente, dentro dos municípios e nas rodovias, mas sem a comercialização de bebidas alcoólicas. Todas as outras normas continuam valendo até próximo dia 15 de julho. Entre elas estão a suspensão das atividades não essenciais.

 

Depois de quatro semanas aberto, o Complexo Turístico Itaipu volta a fechar em função do decreto da quarentena restritiva por 14 dias para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que vem crescendo no Estado. A restrição pode ser prorrogada por mais sete dias e a fiscalização caberá à Polícia Militar e eventual apoio das Guardas Municipais. Para evitar qualquer tipo de transtorno e prejuízo dos turistas pré-agendados para as visitas, o Complexo Turístico Itaipu vai entrar em contado com os visitantes que haviam comprado ingresso ou feito reservas para devolução ou remarcação.

 

Termina nesta quinta-feira (2) o prazo para o trabalhador se inscrever para receber o Auxílio Emergencial. Depois desta data, segundo a Caixa Econômica Federal, o site e o aplicativo serão utilizados apenas para acompanhar o pagamento do benefício ou o processamento do pedido.