Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Novo lote com 235 mil doses de vacina chegam hoje ao Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 15/07/2021 às 08:57.

Novo lote com 235 mil doses de vacina chegam hoje ao Paraná.//

Paraná confirma oitavo caso da variante delta do coronavírus; mulher morava na Grande Curitiba.//

No Paraná, maioria das famílias na extrema pobreza não têm saneamento.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã

O Paraná recebe na noite desta quinta-feira as 235.500 vacinas contra a Covid-19 do novo lote de distribuição do governo federal. O voo chega ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 8h da noite. Os imunizantes serão enviados até o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão separados e preparados para distribuição às 22 Regionais de Saúde, o que deve começar a acontecer já na sexta-feira. A remessa é formada exclusivamente pelo imunizante da AstraZeneca e dará continuidade à vacinação da população geral com a primeira dose. O conjunto é composto por 166.951 doses para adultos com mais de 18 anos e 45 mil doses exclusivas para moradores das quatro cidades da região de fronteira com Paraguai e Argentina – Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão. O restante é separado para a reserva técnica.

 

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou nesta quarta-feira o oitavo caso da variante delta no Estado. Trata-se de uma mulher, de 46 anos, residente em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Como os sete anteriores, este caso da variante delta também foi confirmado por sequenciamento genômico realizado pela Fiocruz. A mulher apresentou sintomas de Covid-19 em 15 de junho, realizou RT-PCR no dia 16 de junho, foi internada, mas não resistiu e foi a óbito no dia 18 de junho. Com esse novo caso, são quatro óbitos confirmados de contaminados pela variante. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ainda não há transmissão comunitária porque os casos são isolados em cinco municípios diferentes. A confirmação acontece em paralelo ao trabalho de investigação epidemiológica da variante no Paraná, em parceria com o Ministério da Saúde.

 

Grande parte dos brasileiros ainda não tem acesso a saneamento básico, incluindo acesso à água potável e à rede de coleta de esgoto, segundo dados divulgados no estudo As Despesas da Família Brasileira com Água Tratada e Coleta de Esgoto, feito com base em dados de 2018 pelo Instituto Trata Brasil. Considerando a população que mora em unidades de consumo abaixo da linha de pobreza no país, 67,5% não tinha acesso à rede de esgotos em 2018. No Paraná, esse porcentual chega a 51,4%. Entre todas as regiões do país, o pior resultado está na Região Norte, onde 88% dessa população não tinha esgoto.