Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Novos prefeitos devem tomar cuidado com mudanças na Educação

Por Jornalismo. Publicado em 17/11/2020 às 11:45.

Gestores públicos que assumem prefeituras em 2021 devem tomar cuidado especial com a transição na educação. A repórter Amanda Yargas traz o alerta de uma especialista do setor.

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Com a mudança de gestão onde os atuais prefeitos não continuam no cargo, é sempre esperada uma renovação na forma de conduzir a administração pública. É o  caso de pelo menos 272 cidades do estado, onde quem ocupa a prefeitura hoje não disputou as eleições. No entanto, a professora Maria Paula Mäder, doutora em Educação e coordenadora de produção e disseminação de conhecimento do Instituto Positivo, avalia que é preciso ter cuidado ao mexer nos projetos da educação.

SONORA

Ela indica que para não perder os esforços, o desenvolvimento e o dinheiro público investido, é preciso uma preparação conjunta entre a gestão que deixa o cargo e aquela que assume. 

SONORA

Para a educadora, uma solução para este problema pode ser a criação de iniciativas intermunicipais. Hoje, no país, há 14 arranjos 6 consórcios que contam com câmaras técnicas de educação 1 fórum educacional que fazem parte da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação e envolvem cerca de 370 municípios atuando de forma colaborativa nessa área. A professora considera que esta colaboração pode ajudar a continuidade dos projetos educacionais nos municípios. 

 

Amanda Yargas