Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Número de denúncias no 181 aumenta 60% no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 07/10/2020 às 16:21.

Número de denúncias no 181 aumenta 60% no Paraná. // Mais bombeiros do Paraná seguem para o Mato Grosso do Sul para combater incêndios no Pantanal.// Cerca de 61% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças.// /

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Cerca de 61% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (a FecomércioO percentual ficou abaixo da pretensão de compras registrada no ano passado, que foi de 68%. Mas, em média, o número de presenteados será maior neste ano porque aumentou a parcela de paranaenses que devem oferecer lembranças para mais de três crianças. Outro ponto positivo é que o valor que cada um pretende gastar subiu 24%, ao passar de R$ 90 em 2019 para R$ 112, apesar da crise econômica trazida pela Covid-19. A aposta principal continua sendo  nos brinquedos, seguida de jogos educativos, que devem ter um aumento na procura, segundo a pesquisa.

 

O número de atendimentos no Disque Denúncia 181 aumentou 60% no Paraná entre janeiro e agosto deste ano, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública. A comparação foi feita com o mesmo período de 2019. Nos primeiros oito meses de 2020, o Disque Denúncia recebeu quase 128 mil ligações, com uma média de 137 por dia. Cerca de 42% do total de denúncias são sobre tráfico de drogas. Na sequência aparecem os crimes ambientais, maus-tratos contra animais domésticos, além dos casos de denúncia de violência e maus-tratos a idosos, que aumentaram 28% no 1º semestre de 2020 no Paraná. Com a pandemia, o serviço também passou a receber denúncias relacionadas ao coronavírus: desde aglomerações nas ruas à falta e álcool gel no comércio. A central 181 funciona das 8 da manhã até às 11 da noite. As denúncias também podem ser feitas pela internet. Neste caso, o sistema fica disponível durante 24 horas.

 

Um ônibus do Corpo de Bombeiros saiu de Curitiba nesta quarta-feira com 35 bombeiros militares com destino ao Mato Grosso do Sul, para substituir os colegas que estão no combate ao fogo na região do Pantanal desde o dia 15 de setembro. Ao todo, 39 bombeiros do Paraná prestam apoio na região. Antes de chegar ao destino, o ônibus passa por Ponta Grossa e Maringá, para buscar outros bombeiros que fazem parte da equipe. Os profissionais atuarão em conjunto com Exército e com o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul.