Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Número de furtos cai 6,3% no primeiro semestre no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 03/08/2023 às 13:47.

Número de furtos cai 6,3% no primeiro semestre no Paraná.//
Escola com obra inacabada desde Operação Quadro Negro é entregue.//
Brasil tem 1,2 mil espécies da fauna ameaçadas.//

Com Jomar Valença

A quantidade de furtos (todas as modalidades) caiu no Paraná no primeiro semestre de 2023. Em todo o Estado foram registrados 82.679 ocorrências do crime de janeiro a julho, contra 88.293 no mesmo período do ano anterior, uma redução de 5.614 casos, ou 6,3%. São 31 furtos a menos por dia em todo o Paraná, em média. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), divulgado nesta quinta-feira (3).
**
A última escola que estava com obras inacabadas desde a Operação Quadro Negro foi entregue nesta terça-feira (2). Trata-se do Colégio Cívico-Militar 1° Centenário, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Iniciada em agosto de 2015, a Operação Quadro Negro revelou um caso de corrupção ativa, peculato e desvios de verbas públicas entre 2012 e 2015. Segundo o MP-PR, o esquema desviou ao menos R$ 20 milhões da educação. Por conta das investigações, 14 escolas estaduais tiveram as obras paralisadas.
**
A plataforma Salve, que reúne informações do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira, aponta que 1.253 espécies dos sete biomas do país estão na categoria de ameaçadas de extinção. Entre os destaques, estão o réptil jararaca-de-alcatrazes, o mamífero aquático boto-cachimbo e a ave soldadinho-do-araripe, todos classificados como criticamente em perigo. A plataforma foi lançada ontem (02) e é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).