
No mês do idoso, o psicólogo Guilherme Falcão fala sobre cultivar aspectos essenciais para viver com alegria e mais leveza esta fase da vida
Por Fernanda Nardo
Neste mês de outubro, é celebrado o Dia do Idoso, uma data essencial para reforçar a importância de políticas públicas que contribuam para um envelhecimento saudável do ponto de vista físico e mental. Também é um momento de reflexão sobre essa fase da vida, afinal, a sociedade que tanto busca a longevidade, também luta para se manter jovem a todo o custo. Mas é fato, todos os que vivem irão envelhecer, mas a grande questão talvez seja como envelhecer com bem-estar, de maneira positiva, e com aceitação para as mudanças que a velhice impõe, destaca o psicólogo e gerontólogo, Guilherme Falcão.
SONORA
O envelhecimento é um processo relacionado com a passagem do tempo, que está intimamente ligado a determinantes biológicos, psicológicos e sociais. Todos esses fatores irão contribuir para uma velhice bem-sucedida ou não. Para o psicólogo, mesmo com todas as dificuldades, tristezas, dores e delícias da vida, é preciso cultivar aspectos essenciais para que seja possível superar as adversidades, amadurecer e viver com alegria.
SONORA