Mais de 9% dos curitibanos possuem diabetes, doença que tem como grande fator de risco o excesso de peso.
Por Marinna Prota
A última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), do Ministério da Saúde, aponta que 9,3% da população curitibana possui diagnóstico de diabetes. Os dados da pesquisa revelam também que a doença afeta mais as mulheres (10,3%) do que os homens (8,1%). Já os índices de obesidade na capital paranaense são ainda mais alarmantes. Cerca de 22,6% da população, ou seja, uma em cada cinco pessoas, está convivendo com a obesidade.
Segundo o médico e cirurgião especialista em cirurgia bariátrica e metabólica, José Alfredo Sadowski, há uma grande relação entre o excesso de peso e a diabetes.
SONORA
O Diabetes Tipo 2 é responsável por 90% dos casos da doença no mundo e está diretamente relacionado ao excesso de peso. Para realizar o tratamento, o especialista indica que é necessário controlar a obesidade, uma das novas formas aprovadas por médicos tem sido a cirurgia bariátrica.
SONORA
No Brasil, o tratamento cirúrgico do diabetes tipo 2 foi aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2017, e tem como critério de indicação a falha no tratamento e obesidade leve