As obras com uso de guindaste do DER avançaram nesta semana e mais uma faixa pode ser liberada na BR-277.
Por Marinna Prota
Com um trânsito bastante complicado na região, a BR-277, na altura dos Km 39 ao 42 passa por obras emergenciais. Nos primeiros quilômetros a responsabilidade é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) que assumiu o trecho em dezembro. Nesta quarta-feira (18), o órgão informou que avançou nos trabalhos e deve concluir mais uma etapa nos próximos dias, com a retirada de seu guindaste do trecho.
O equipamento, usado para içar equipes de trabalho acima do paredão rochoso do km 41, deve concluir os serviços no ponto mais alto do escorregamento de terra nesta semana. Após a limpeza da encosta será estudada a viabilidade de retirar o guindaste, que deverá ser substituído por andaimes, posicionados rente à rocha, permitindo a liberação de mais uma faixa de tráfego no local.
Com isso, a rodovia ficará com três faixas operando do km 39 ao km 41, e em duas faixas somente na altura do km 42, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atua com guindaste próprio, em outro ponto de escorregamento de rochas. A previsão para a conclusão total das obras é março deste ano.