
Obras da Ponte de Guaratuba atingem 65% de execução, com avanços no trecho estaiado
Procon orienta passageiros sobre direitos em atrasos por neblina no Afonso Pena
As informações com Mauro Contti
As obras da Ponte de Guaratuba chegaram a 65% de execução, conforme boletim divulgado pelo Governo do Paraná. No mês de junho o avanço no trecho estaiado foi marcado pela conclusão das aduelas de partida e finalização das estruturas principais, incluindo estacas, blocos de coroamento e pilares das torres.
Ao todo, 54 das 64 estacas previstas já foram concretadas na baía. Na parte pré-moldada, 105 vigas foram produzidas e 88 instaladas, além de 10 das 20 lajes do tabuleiro já concluídas.
A ponte terá 3,07 km e se desenvolve pela PR-412, ligando Matinhos a Guaratuba. Os acessos continuam em obras.
///
Diante dos sucessivos cancelamentos de voos provocados pela forte neblina em Curitiba e Região Metropolitana, o Procon-PR emitiu orientações sobre os direitos dos consumidores afetados. Segundo o órgão, as companhias aéreas são obrigadas a oferecer assistência proporcional ao tempo de espera.
Para atrasos superiores a 1 hora, devem ser oferecidos meios de comunicação. Com mais de 2 horas, há direito a alimentação, e a partir de 4 horas, hospedagem e transporte. A diretora do Procon, Cláudia Silvano, recomenda que passageiros guardem comprovantes e registros de prejuízos para eventuais pedidos de indenização.
Na terça-feira (8), 2.800 passageiros foram impactados por cinco horas e meia de paralisação nos pousos no Aeroporto Afonso Pena, com 21 voos cancelados. As decolagens seguiram normalmente.