Para saber quais as tendências que vão movimentar a indústria, a forma como as pessoas se organizam e relacionam e as novas tecnologias que estão chegando, o Sistema Fiep preparou um material especial.
O Observatório Sistema Fiep acaba de lançar a terceira edição do Caderno de Tendências. A publicação, organizada anualmente, é uma reunião dos principais fenômenos sociais e tecnológicos atuais com potencial de acelerar mudanças e gerar oportunidades para a indústria e para toda a sociedade. Os temas incluem comportamento do consumidor, empreendedorismo, inovação, comunicação, educação e conhecimento, saúde e qualidade de vida.
Nesta edição, o Observatório apresenta 12 tendências, identificadas a partir de informações de organizações nacionais e globais, provedores de tecnologia, estudos acadêmicos, trabalhos de startups e registros de patentes, como conta o pesquisador do Observatório do Sistema Fiep, Ramiro Pissetti.
SONORA
As tendências apontadas têm potencial para provocar fortes mudanças em curto prazo, como por exemplo, na esfera financeira, na forma de as pessoas realizarem compras e pagamentos.
SONORA
Algumas das tendências são atualizações de outras tendências identificadas no passado, como as organizações antifrágeis. O pesquisador explica que elas são uma evolução das organizações resilientes, uma tendência apontada no passado.
SONORA
E segundo o Ramiro Pisseti, a abrangência e atualidade das tendências apontadas faz com que a publicação possa ser usada como referência em diversas áreas, que vão além da indústria.
SONORA
O material é gratuito e está disponível em formato e-book no portal agenciafiep.com.br.
Amanda Yargas