Ocupação de leitos de UTI do SUS no Paraná fica abaixo de 70%.//
Beto Preto visita Cascavel e explica como está o andamento da vacinação nas cidades de fronteira.//
Prefeitura de Curitiba prorroga medidas de restrição da bandeira amarela.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias Manhã
Pela primeira vez desde 15 de novembro do ano passado, a ocupação de leitos de UTI do SUS no Paraná fica abaixo de 70%. Nessa quarta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, a ocupação estava em 68%, contra 69% de oito meses atrás. Desde então a ocupação sempre ficou acima desse índice, mesmo com aumento de leitos, de 898 para 1.949, o que representou um crescimento de 117% no atendimento.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, esteve em Cascavel, no oeste do Paraná, nesta quarta-feira, e acompanhou os detalhes da imunização no município. Durante a visita, o secretário afirmou que Foz do Iguaçu e Guaíra, no oeste, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão, no sudoeste, receberão mais 45 mil doses extras de vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. Esse será o segundo lote de imunizantes extras, que foram prometidos pelo Ministério da Saúde ao governo do Paraná para as cidades de fronteira do estado. Destacou ainda que, se sobrarem doses, essas vacinas serão redistribuídas para outros municípios da região. Além disso, segundo o secretário, o estado deve receber do Ministério da Saúde mais 700 mil doses da vacina contra a Covid-19 em julho e mais 3 milhões em agosto.
A Prefeitura de Curitiba decidiu prorrogar as medidas de restrição previstas na bandeira amarela contra a pandemia da Covid-19. As regras valem até o dia 28 de julho. A análise do Comitê de Técnica e Ética Médica revelou que a bandeira na capital permaneceu em 1,7, mesmo patamar de 15 dias atrás. Apesar da manutenção da bandeira amarela, a Secretaria Municipal da Saúde alerta sobre a necessidade de se continuar os cuidados, mantendo o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel.