Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ocupação de UTIs gerais chega a 86% no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 01/06/2022 às 13:30.

Ocupação de UTIs gerais chega a 86% no Paraná.//

Paraná é o terceiro estado com mais casos graves de dengue//

Planos de saúde para quem tem mais de 59 anos podem ter reajuste acima de 40%.//

Com Jomar Valença

A taxa de ocupação de UTIs gerais no Paraná está em 86%. Os leitos gerais atendem desde vítimas de acidentes a pessoas que passaram por cirurgias agendadas. Nesta terça-feira (31), o número ultrapassou o limite ideal de 85% adotado pela Agência de Saúde Suplementar, ligada ao Ministério da Saúde. Em algumas cidades, já faltam leitos. Em Guarapuava, na região central do estado, na noite desta terça só havia um leito disponível.
**
Atualmente, o Paraná é o terceiro Estado com o maior número de casos graves de dengue, com 1.265 registros. Apenas Goiás (2.972) e São Paulo (1.359) ultrapassam esse número. De acordo com o boletim semanal da dengue divulgado pela Sesa nesta terça-feira (31), mais seis mortes pela doença foram registradas no Paraná, totalizando 38 óbitos neste período epidemiológico, que iniciou em 1º de agosto e segue até julho de 2022.
**
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou o reajuste de planos de saúde individuais e familiares em até 15,5%, taxa recorde desde 2000. O aumento das mensalidades, no entanto, pode superar 40% para os clientes dos convênios médicos. Isso ocorre porque, além do reajuste anual, as operadoras são autorizadas a elevar as mensalidades quando há transição de faixa etária – o último aumento possível é aos 59 anos.