
Oito cidades do Paraná tiveram temperaturas acima da média para março
Gaeco faz operação contra suspeitos de tortura e abuso de autoridade
Fazendeiro é multado em quase R$ 300 mil por desmatamento no Paraná
Com Marinna Prota
Oito cidades do Paraná tiveram em março deste ano a média da temperatura máxima mais elevada da série histórica para o mês, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O município de Cândido de Abreu registrou 33,8°C, a temperatura mais alta desde 1998. Já Candói teve média levemente abaixo do normal, registrando 25,4°C em março, sendo que a média histórica na cidade é de 25,7°C.
///
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná realizou uma operação que investiga a prática dos crimes de tortura, abuso de autoridade e extorsão qualificada, supostamente praticados por policiais militares integrantes da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) da Polícia Militar do Paraná. Quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão foram cumpridos em Curitiba e em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana da capital, e no município de Itaiópolis, em Santa Catarina.
Em nota, a Polícia Militar do Paraná informou que será instaurado, no âmbito administrativo e criminal, um procedimento para a apuração dos fatos, “garantindo aos envolvidos o direito ao contraditório e à ampla defesa”.
///
Um fazendeiro da região de Prudentópolis recebeu uma multa de R$ 294 mil por desmatar ilegalmente uma área de vegetação nativa que possuía espécies ameaçadas de extinção. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a devastação atingiu 41,71 hectares – o equivalente a mais de 58 campos de futebol.
O flagrante aconteceu após policiais descobrirem a depredação por meio de imagens de satélite da localidade de Tijuco Preto.