Oito em cada 10 cidades do Paraná tiveram saldo positivo na geração de empregos.//
3 em cada 4 mulheres já sofreram violência no deslocamento.//
Desmatamento na Mata Atlântica cai 59% .//
Com Jomar Valença
Oito em cada 10 cidades do Paraná tiveram saldo positivo na geração de empregos em 2023. Entre as 399 municípios do Estado, 333 apresentaram saldo positivo na abertura de vagas nos primeiros 10 meses do ano, 83% do total. As cidades maiores lideram a geração de empregos, com destaque para Curitiba, que abriu 19.734 vagas entre janeiro e outubro. No Interior, os destaques são Londrina e Maringá, com 7.448 e 6.883 novos postos, respectivamente. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
**
De 3 a cada 4 mulheres já foram vítimas de importunação, assédio sexual ou mesmo assalto/furto durante deslocamento. É o que revela a última pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber. Na maioria dos casos, elas estavam a pé ou dentro do ônibus, quando receberam olhares insistentes e cantadas inconvenientes ou foram vítimas de importunação/assédio sexual ou assalto/furto.
**
O desmatamento na Mata Atlântica caiu 59% nos primeiros oito meses de 2023, no país.. Em todo o Brasil, a área derrubada entre janeiro e agosto deste ano foi de 9.216 hectares. No mesmo período do ano passado foram 22.240 hectares. No Paraná e Santa Catarina a diminuição foi de 64% (de 2.763 para 992 hectares desflorestados). Os dados são do boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, divulgados nesta quarta-feira (29).