OMS anuncia quarta onda da covid-19.//
Paraná fiscaliza desmatamento no bioma da Mata Atlântica no Sul do Estado.//
Agência do Trabalhador ganha posto avançado voltado ao setor cultural.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Manhã
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou que o mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do coronavírus. De acordo com a diretora-geral adjunta de Acesso a Medicamentos e Produtos Farmacêuticos da OMS, a brasileira Mariângela Simão foram mais de 440 mil novos casos confirmados em apenas 24 horas.
Segundo ela, as regiões tem comportamentos diferentes em relação à pandemia. Casos de covid-19 estão reaparecendo na Europa mas há subnotificação em vários continentes.
A diretora reforçou que o vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis. Mas, em razão da vacinação, houve uma dissociação entre casos e mortes. Mariângela Simão lembrou que a vacina reduz as hospitalizações mas não interrompe a transmissão do coronavírus.
O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta segunda-feira (22) o balanço da força-tarefa, realizada no Sul do Estado, para fiscalização de alertas de desmatamento da MataAtlântica emitidos pela plataforma MapBiomas.
As ações aconteceram nos municípios de São Mateus do Sul, General Carneiro, Antônio Olinto, Paulo Frontin e União da Vitória. Ao todo, 67 Autos de Infração foram emitidos, com fiscalização em mais de 204 hectares de área.
Foram emitidas multas no valor total de R$ 2,5 milhões. A fiscalização apreendeu 104 toras nativas diversas; 254 sacos de carvão irregular; 24 unidades de lascas de madeira nativa, 13 m³ de carvão vegetal e 4,5 m² de madeira nativa.
O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira o primeiro Posto Avançado da Agência do Trabalhador voltado especificamente ao ramo da Cultura. A ideia é favorecer o setor, que teve forte impacto do isolamento social. A Agência do Trabalhador da Cultura é vinculada à Agência do Trabalhador de Curitiba e vai e cadastrar autônomos e MEIs e oferecer vagas para equipes e elencos. Além disso, a intenção é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de Cultura no Estado.