Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ONGs relatam alta no abandono de animais adotados no começo da pandemia

Por Comunicação. Publicado em 10/11/2021 às 11:18.

Abandono cresceu 60% entre julho de 2020 e fevereiro de 2021, em comparação com o mesmo período nos anos anteriores, segundo a ONG Ampara Animal.

Por Fernanda Nardo

No Brasil, ONGs e entidades que cuidam de bichos abandonados relatam que a onda de adoções em 2020 foi seguida por um grande aumento no número de bichos abandonados por seus donos neste ano. No início de 2021 a entidade Ampara Animal divulgou um levantamento com a estimativa de que o abandono cresceu 60% entre julho de 2020 e fevereiro de 2021 em comparação com o mesmo período nos anos anteriores.  Segundo a voluntária do Instituto Fica Comigo, Carla Nego Chadle, houve um recorde de abandonos, que resultou em ONGs superlotadas. Com a crise, as doações para essas instituições ainda diminuíram significativamente. Ou seja, elas têm mais animais e menos recursos.

SONORA

De acordo com Carla, hoje eles estão cuidando de 300 animais. Nos anos anteriores, esse número ficava entre 180 animais sob a tutela do instituto. Por isso, o instituto não consegue mais recolher animais no momento. O perfil dos animais menos adotados são os vira-latas de porte médio.

SONORA

Além do sofrimento a que são submetidos, os animais abandonados representam uma série de problemas para a saúde pública, já que podem transmitir zoonoses, além de causar acidentes de trânsito e sujeira nas ruas.

SONORA

Para quem tiver interesse em adotar um animal, pode conferir a página do instituto: @intitutoficacomigo. Os animais doados já são castrados e vacinados.