Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação da PF combate importação ilegal de armas de fogo

Por Comunicação. Publicado em 16/03/2023 às 13:30.

Operação da PF combate importação ilegal de armas de fogo.//
Paraná está entre os mercados com maior produção de ovos de galinha. //
União e Estado devem fornecer remédio contra câncer para mulher em tratamento no Oeste do Paraná.//

Com Jomar Valença

Uma operação da Polícia Federal em Guarapuava, no centro-sul do Estado, pretende combater a importação ilegal de armas de fogo e outros assessórios bélicos. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quinta-feira (16), em São Paulo (SP). Segundo as investigações, os itens ilegais eram trazidos do Paraguai e não tinham autorização para entrar no Brasil. Entre eles, estavam acessórios importados como se fossem armamentos de pressão, mas que na realidade se destinavam às armas de fogo verdadeiras.
**
O Paraná está entre os mercados com maior produção de ovos de galinha, responsável por 9,4% da produção nacional, que totalizou 4,06 bilhões de dúzias em 2022. No país, a produção cresceu 1,2% em relação a 2021, isso representa 47,71 milhões de dúzias de ovos a mais. Além do Paraná, São Paulo aparece em primeiro lugar 27,1% da produção e Minas Gerais com (8,9%). O mercado interno é o grande responsável pelo resultado. O ovo é a proteína mais barata e sobressai em tempos de crise. //
**
A Justiça Federal condenou a União e o Estado do Paraná ao fornecimento gratuito de medicamento contra o câncer de mama para uma paciente de Rio Bonito do Iguaçu, no Oeste do PR. O preço médio da caixa do fármaco Abemaciclibe é de R$ 10.800,00. O valor mensal do tratamento é de R$ 21.600,00. A paciente realiza tratamento na cidade de Cascavel, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e teve o medicamento inicialmente negado pelo Estado do Paraná, que alegou como desnecessário o uso do medicamento.