Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação em 14 cidades do PR mira associação criminosa por comercializar pontos na CNH

Por Jornalismo. Publicado em 16/12/2020 às 13:22.

Operação em 14 cidades do PR mira associação criminosa por comercializar pontos na CNH.

Uma operação da Polícia Civil foi deflagrada, nesta quarta-feira, em 14 cidades do Paraná contra um grupo suspeito de crimes envolvendo esquema de compra e venda de pontos na carteira de motorista. De acordo com a polícia, entre os alvos da investigação estão despachantes, empresas de consultoria de trânsito e autoescolas.

Foram expedidos nove mandados de prisão temporária e 119 de busca e apreensão. Os alvos são suspeitos por falsidade ideológica e associação criminosa. A polícia informou que, durante as buscas, os policiais apreenderam cerca de 50 quilos de pedras preciosas em estado bruto em um dos alvos da operação, em Maringá.

A investigação aponta empresas e pessoas suspeitas de financiarem um mercado clandestino em que eram comercializados pontos para cumprimento de multas na Carteira Nacional de Habilitação. A investigação, que começou há nove meses, identificou cerca de 3.500 pontos fraudados, desde 2018.

De acordo com a policia, os suspeitos utilizavam as próprias carteiras de habilitação ou de pessoas falecidas para receber os pontos fraudados. Com isso, os condutores que realmente cometeram as infrações de trânsito pagavam para não serem responsabilizados e se isentavam de uma possível cassação ou suspensão do direito de dirigir.

As cidades que tiveram cumprimento de mandado foram: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá, Marialva, Sarandi, Foz do Iguaçu, Cianorte, Campo Mourão, Londrina, Cambé, São Jorge do Ivaí, Porto Rico,  Paiçandu e Janiópolis.

Repórter Juliana Sartori