Operação flagra menores consumindo álcool em bares e tabacarias de Campo Largo
Piso regional do Paraná é reajustado
Em mais de 60% das mortes em acidentes na estrada entre Curitiba e São Paulo, vítimas estavam sem cinto
As informações com Mauro Contti
Uma operação em pelo menos 15 estabelecimentos de Campo Largo encontrou crianças e adolescentes em bares e tabacarias do município da região metropolitana de Curitiba consumindo bebida alcoólica. A ação, feita pela Guarda Municipal, teve apoio do Conselho Tutelar para fiscalizar o consumo de álcool, cigarro e narguilé por menores, neste final de semana. Um homem sob efeito de drogas abordado na operação estava com o filho de três anos de idade. Os pais e os proprietários dos estabelecimentos foram notificados e terão que se apresentar ao Conselho Tutelar para prestar esclarecimentos.
Os trabalhadores remunerados pelo piso regional do Paraná tiveram o salário reajustado. O valor varia de R$ 1.749 a R$ 2.017, dependendo da área de atuação do profissional. Os valores foram reajustados conforme o salário mínimo nacional e a diferença com aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de acordo com o governo estadual.
O mínimo regional não se aplica aos empregados que têm o piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, nem aos servidores públicos.
No primeiro semestre de 2023, das vítimas fatais da rodovia Regis Bittencourt, que liga o Paraná até São Paulo pela BR-116, 66% não estavam utilizando o cinto de segurança. Colisões, tombamentos e capotamentos são as principais causas de acidentes com óbitos. De acordo com a concessionária Arteris, as vítimas são condutores e passageiros de automóveis, caminhões e ônibus