Operação mira suspeitos de homicídios em cidades do Noroeste.//
Pessoas são condenadas por compra e venda de agrotóxicos proibidos no Brasil.//
Outubro foi o mês mais chuvoso dos últimos 26 anos em Curitiba.//
Com Jomar Valença
As polícias civil e militar cumprem, na manhã desta quinta-feira (16), mandados de buscas e de prisão contra suspeitos de homicídios e outros crimes em seis cidades do noroeste do Paraná. Ao todos, são 40 mandados expedidos contra os suspeitos em Umuarama, Maringá, Cianorte, Colorado, Paranavaí e Campo Mourão. A operação “Até o Último Homem”, iniciou após a morte do policial militar Reinaldo José Garozi, que faleceu após um confronto com suspeitos em setembro, em Cianorte.
**
A Justiça Federal condenou dez pessoas no Paraná por compra e venda de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai e de uso proibido no Brasil. As penas somadas ultrapassam 190 anos. O grupo também foi condenado a pagar R$ 10 milhões por danos morais coletivos. Cabe recurso da decisão. Segundo a investigação, que resultou em uma operação em outubro de 2022, a organização criminosa contrabandeava cigarros e agrotóxicos do Paraguaia. Na época, 18 pessoas foram presas e pelo menos 30 veículos foram apreendidos.
**
Curitiba teve o outubro mais chuvoso dos últimos 26 anos, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A média mensal de chuvas em outubro é de 158,7 milímetros. Neste ano, nos 18 primeiros dias do mês foram registrados 393,8 milímetros. Este é o maior volume de todos os meses e anos para Curitiba, desde 1997, quando o Simepar começou a registrar dados pluviométricos na estação.