Operação prende 183 pessoas por violência contra crianças e adolescentes no Paraná.//
Preço de imóveis para venda acelera em Curitiba, mostra indicador.//
Denúncias de assédio crescem nas repartições públicas do Paraná.//
Uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Polícia Civil, resultou em 183 prisões e na aplicação de 636 medidas protetivas no Paraná. O trabalho aconteceu em todo território nacional. Foram solicitadas 2,7 mil medidas protetivas e 1.588 agressores foram presos, além disso 313 mandados de buscas e apreensão foram cumpridos em todo país. Batizada de Operação Acalento, o foco foi o combate a crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes.
**
O preço médio em Curitiba para imóveis à venda ficou em R$ 7.983 por m², subindo 1,5% no mês. Desde outubro de 2019, o valor médio registra incremento mensal ininterrupto, segundo relatório do Imovelweb. Em 2022, os preços acumulam uma alta de 6,7% acima da inflação, o que implica em um aumento real de 1%. Na análise por região, Santa Felicidade é a mais cara, com um valor médio de R$ 9.358 por m². Além disso, todas as áreas registraram um aumento de preço interanual.
**
As denúncias de assédio crescem e chegam a 10 por semana nas repartições do Paraná. Somente no primeiro semestre de 2022, foram encaminhadas à Controladoria-Geral do Estado (CGE)CGE, 297 manifestações de servidores. É o equivalente a dez denúncias por semana e cerca de 27% a mais do que de janeiro a dezembro do ano passado. Os dados são da Controladoria-Geral do Estado. Servidores alegam mais investidas de constrangimento e pressão; já o governo afirma ser resultado de uma política de incentivo à comunicação formal dos casos.