
Oposição quer barrar diminuição de aulas de Filosofia, Sociologia e Artes no grade do ensino médio no Paraná.
Foto: Giuliano Gomes/PR Press
Uma audiência pública realizada nesta terça-feira por iniciativa da bancada da Oposição na Asssembleia Legislativa o Paraná, discutiu as mudanças na Matriz Curricular do Ensino Médio no estado. Pela proposta do governo estadual a carga horária das disciplinas de Artes, Filosofia e Sociologia serão diminuiídas de duas para 1 aula semanal para acomodar a disciplina de educação financeira. Segundo o deputado Professor Lemos (PT), líder da bancada da Oposição e integrante da Comissão de Educação na Assembleia, a mudança empobrece a Matriz Curricular e não se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nem nas expectativas da comunidade escolar. A APP Sindicato, que representa os profissionais da educação, considera que a mudança provocaria também o adoecimento de professores, que precisariam assumir aulas em mais escolas e se deslocar mais, ficando sobrecarregados.
O Paraná foi pioneiro na inclusão das matérias de Filosofia e Sociologia na Matirz Curricular em 2006, algo que passou a valer para o país todo dois anos depois. Por isso a mudança também foi considerada um retrocesso. Além dos deputados, participaram da audiência especialistas das áreas de Filosofia, Sociologia e Artes, lideranças sindicais, estudantis e políticas, e entidades da sociedade, como a Universidade Federal do Paraná e a OAB. A Oposição sugeriu que as entidades recorram a Justiça para barrar a Instrução Normativa que estabelece as mudanças. Internamente, a ideia é criar uma comissão para suspender a instrução e propor uma alteração na lei original que cria as disciplinas de Filosofia e Sociologia, impedindo a mudança na carga horária.