Dia Mundial e Nacional de Combate à Osteoporose alerta sobre os cuidados e prevenção.
Por Fernanda Nardo
A osteoporose é um importante problema de saúde pública, afetando centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose no Brasil atinge cerca de 15 milhões de pessoas. Estima-se que uma a cada três mulheres com idade superior a 50 anos, em todo o mundo, apresentará uma fratura por fragilidade óssea, ou seja, aproximadamente 9 milhões ao ano. Por isso, o dia mundial de combate à osteoporose, celebrado no dia 20 de outubro, foi idealizado como uma campanha anual dedicada à conscientização global para prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose. A médica Ana Cristina Brandão explica sobre a doença.
SONORA
Ela destaca que a doença é predominante em mulheres na pós- menopausa. Além disso, pontua outros fatores de risco.
SONORA
Apesar de ser uma enfermidade bastante conhecida, ela é pouco diagnosticada e tratada tardiamente, na maioria dos casos apenas quando o paciente já sofreu alguma fratura, sua principal complicação. Portanto, a indicação é procurar o médico regularmente.
SONORA
Conforme a médica, a osteoporose, depois de instalada, não tem cura. Porém, há formas de preveni-la, e elas devem começar desde cedo.
SONORA