O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, com estimativas de 73,6 mil novos casos no Brasil em 2024
Por Flávia Consoli
O tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024, “Mulher: seu corpo, sua vida”, visa aumentar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero durante o Outubro Rosa. Lançada esta semana, a campanha enfatiza o protagonismo feminino e o autocuidado, utilizando o símbolo do “autoabraço”. Em todo o país acontecem campanhas de prevenção ao mês que é dedicado à Conscientização Sobre o Câncer de Mama, o mais frequente entre as mulheres, com estimativas de 73,6 mil novos casos no Brasil só este ano. Dra. Mariana de Castro Gras, oncologista cirúrgica e mamária – especialista em câncer de mama do COP – Centro de Oncologia do Paraná, ressalta como iniciativas do Outubro Rosa impactam nesta conscientização sobre a saúde feminina
SONORA
Já o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre as mulheres, com 17 mil novos casos anuais no triênio 2023-2025. O Outubro Rosa enfatiza a importância do conhecimento do próprio corpo e do acompanhamento da saúde, além de adotar hábitos saudáveis para prevenir o câncer. Dra. Mariana Gras reafirma essas práticas
SONORA
Sobre os cuidados, a médica lista o que é essencial para prevenir o cancer de mama, ou ter o diagnóstico precoce e buscar o tratamento o quanto antes, aumentando assim, as chances de cura. Segundo a oncologista, existem exames de rastreamento preconizados
SONORA
O Outubro Rosa também chama a atenção para o colo do útero, um tipo de cancer que pode ser evitado com a vacinação contra o HPV e o exame preventivo Papanicolau, essenciais para identificar lesões precursoras. O SUS oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento para os dois tipos de câncer, reforçando a importância da saúde da mulher.