Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pandemia fez com que mais de um milhão de cirurgias não fossem realizadas no Brasil em 2020

Por Jornalismo. Publicado em 21/09/2021 às 09:29.

Pandemia fez com que mais de um milhão de cirurgias não fossem realizadas no Brasil em 2020.//

17 estados lançam a Operação Mata Atlântica em Pé.//

Projeto de senador paranaense quer limitar ligações para cobranças de dívidas;//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


A pandemia de covid-19 fez com que mais de 1,1 milhão de cirurgias eletivas e emergenciais tenham deixado de ser feitas no Brasil em 2020. A estimativa é de um levantamento feito pelo curso de Medicina da Harvard com dados do DataSUS. A pesquisa estimou o volume cirúrgico esperado para o período de pandemia, entre março e dezembro do ano passado, com os dados reais fornecidos pelos estados.

Começou nesta segunda-feira a Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa de combate ao desmatamento e de recuperação de áreas degradadas. Essa é a quarta edição nacional, com a participação dos 17 estados brasileiros em que se estende a Mata Atlântica. As fiscalizações, que prosseguem até o fim do mês, são articuladas pelos Ministérios Públicos em cada estado e coordenadas pelo Ministério Público do Paraná.

O senador paranaense Oriovisto Guimarães (PODEMOS) apresentou um projeto de lei para limitar o número de ligações de cobrança que o consumidor inadimplente pode receber. Para evitar cobranças excessivas, as empresas só poderiam cobrar o cliente por ligação 5 vezes em relação a cada dívida. Segundo o senador, a ideia é evitar golpes com roubo de dados pessoais. Pela proposta a empresa teria que informar em cada ligação o número de vezes que já entrou em contato. Se passar do limite, a empresa pode ter que pagar uma multa de mil reais para o devedor.