Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pandemia pede mais cuidado com hábitos que evitem o colesterol

Por Jornalismo. Publicado em 06/08/2020 às 19:01.

Neste sábado é Dia Nacional de Combate ao Colesterol. O acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos está associado a infartos, AVCs e tromboses. E apesar de ter essas consequências graves, quase nunca há sintomas e o quadro vai se instalando de forma silenciosa. Confira na reportagem de Amanda Yargas dicas de como se cuidar.

 

 

 

 

O colesterol é um tipo de gordura que tem a função de participar da formação de hormônios, da membrana que protege as células e também da bainha dos neurônios, que facilita os processos cerebrais. É comum ouvir falar em bom e mal colesterol, mas eles são um só, como explica o Dr. Gustavo Lenci Marques, cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat.

ÁUDIO

Segundo o cardiologista, há duas causas principais para os níveis elevados de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. A primeira é uma predisposição genética e a segunda está ligada ao tipo de alimentação. Se ela for cheia de gordura, o LDL pode aparecer, principalmente se a pessoa não pratica exercícios. E nesse caso, o corpo não costuma dar sinais de algo está errado.

ÁUDIO

Com a pandemia, hábitos saudáveis de nutrição e de atividade física ficaram em segundo plano, mas o Dr. Gustavo Marques lembra que é preciso cuidar da saúde de uma forma plena.

 

 

Repórter Amanda Yargas