A pandemia ressaltou o acesso universal e a humanização do atendimento no aniversário do Sistema Único de Saúde. A reportagem é de Amanda Yargas.
Neste mês o Sistema único de Saúde completou 30 anos. Desde sua implementação até hoje muita coisa mudou e apesar do enorme desafio e problemas qe surgem em oferecer uma estrutura de saúde com a abrangência, gratuidade e que atende um território imenso e heterogêneo como o brasileiro, o SUS é reconhecido internacionalmente como um exemplo de saúde universal. Maria Goretti Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, considera que a pandemia ajudou o país a perceber a importância do sistema.
SONORA
Segundo a diretora, em 2003, uma política nacional de humanização foi criada para garantir a prática dos princípios constitucionais de criação do SUS.
SONORA
Ela ressalta que o Sistema não faz apenas atendimento de doentes ou acidentados, mas atua cada vez mais com medicina integral, focada em incentivar hábitos saudáveis, evitando problemas futuros.