Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraguai inicia hoje toque de recolher. Regras também valem para a fronteira

Por Jornalismo. Publicado em 21/12/2020 às 15:16.

Paraguai implanta toque de recolher. Regras também valem para a fronteira com o Brasil.// Fogos de artifício com barulho já não podem mais ser utilizados em Curitiba./// As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O governo do Paraguai determinou toque de recolher no país a partir desta segunda-feira até 10 de janeiro. A medida proíbe a circulação de pessoas da meia noite às 5 horas da manhã em todo o Paraguai, inclusive, em Cidade do Leste, que liga o país ao Brasil, pela Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu. O objetivo dos novos protocolos sanitários é evitar o avanço da Covid-19, principalmente, com a chegada das festas de fim de ano. A Ponte da Amizade foi reaberta em outubro e isso permitiu a entrada de estrangeiros no Paraguai. As exceções para o toque de recolher valem para os dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro. Nessas datas, a restrição de horário é válida da 1h às 5h. O governo paraguaio proibiu ainda a venda de bebidas alcoólicas das 10 da noite às 5h. Nesse horário, a comercialização é permitida apenas para locais gastronômicos. Encontros familiares podem ter até 12 pessoas, incluindo as que moram na casa, conforme a nova determinação. Segundo o documento, piscinas, spas e praias de acesso público não poderão ser utilizados. Foz do Iguaçu, cidade que faz fronteira com o Paraguai, segue o decreto do governo do Paraná, que determinou o toque de recolher das 11 da noite às 5h da manhã.

 

A lei que proíbe fogos de artifício com barulho em Curitiba entrou em vigor nesse domingo. A regra foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Rafael Greca (DEM) em 2019, mas o texto previa a entrada em vigor apenas um ano após a publicação em Diário Oficial. Segundo o texto da lei, fica proibida a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos “de alto impacto ou com efeitos de tiro”, tanto em locais fechados como em áreas abertas, públicas ou privadas. Os fogos luminosos com “efeitos visuais sem tiro” permanecem liberados. Segundo a prefeitura, a proibição beneficia animais, idosos e crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista. A lei prevê apreensão e destruição do material que infringir a lei. Um decreto deve ser publicado nos próximos dias com as multas a quem desrespeitar a regra. Os valores vão variar de R$ 5.300 a R$ 18.000, de acordo com a intensidade dos fogos, não interrupção do foguetório e reincidência. A fiscalização será responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Guarda Municipal.