Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná amplia vacinação contra sarampo para jovens de 20 a 29 anos

Por Redação. Publicado em 29/08/2025 às 06:36.

Paraná amplia vacinação contra sarampo para jovens de 20 a 29 anos

Polícia apreende 160 garrafas de vinho falsificado e irregular em restaurantes de Curitiba

Veículo falso da Receita Federal é apreendido com drogas e celulares em Guarapuava

Com Marinna Prota

A Secretaria da Saúde do Paraná ampliou a vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 29 anos e vai intensificar a busca ativa por crianças sem a segunda dose. A medida é preventiva diante do aumento de casos na América do Sul e do risco de reintrodução da doença pelas fronteiras com Argentina, Paraguai e Bolívia, onde há surto.

O Paraná não registra casos desde 2020 e tem a maior cobertura nacional da tríplice viral em segunda dose, com 79,8%. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, com foco especial em cidades de fronteira e áreas estratégicas, como a região portuária do Litoral.

///

A Polícia Civil apreendeu 160 garrafas de vinho falsificadas e importadas de forma irregular em dois restaurantes de luxo em Curitiba. A operação, realizada com apoio da Abrabe, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura, ocorreu na quarta (27) e quinta-feira (28).

No bairro Rebouças, foram encontradas 120 garrafas entre falsificadas e descaminhadas, enquanto no Centro outras 39 foram apreendidas. Além disso, um mercado no Portão teve 100 garrafas recolhidas. Os sócios de um restaurante e o proprietário do outro foram presos.

////

A Receita Federal esclareceu nesta quinta-feira (28) que não possui relação com a caminhonete apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-277, em Guarapuava. O veículo estava adulterado e caracterizado como sendo da Receita, transportando cocaína e iPhones na caçamba.

Segundo a PRF, dois cidadãos paraguaios usavam uniformes semelhantes aos da Receita Federal. A placa também não correspondia aos elementos de identificação da caminhonete. O caso foi encaminhado à Polícia Federal, que segue com as investigações.