Paraná atinge marca de 5 mil mortos pela Covid-19 .// Decreto autoriza retorno de aulas presenciais de escolas particulares em Toledo. // Delegado que investiga sequestro de médica diz que, além dos que já foram presos, mais pessoas podem estar envolvidas no crime. // Polícia Federal usa drones para fiscalizar e conter crime eleitoral nas Eleições. ///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
O Paraná atingiu nesta sexta-feira a marca de 5 mil mortos pela Covid-19, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Foram confirmados mais 37 óbitos e 1.126 novos casos do novo coronavírus em relação ao dia anterior. Com isso, o estado registra 5.035 mortes e 203.342 diagnósticos.
Um novo decreto autorizou o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de Toledo, no oeste do Paraná, segundo a prefeitura. As atividades na rede municipal de ensino continuam suspensas. De acordo com a nova determinação, publicada na quinta-feira, alunos da educação infantil até o ensino médio poderão voltar para as salas de aula. As creches ainda não podem retomar as atividades. Para voltar com os atendimentos, as instituições deverão cumprir todos os protocolos e medidas sanitárias estipuladas pelo município. De acordo com a secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, cada escola deve decidir se volta ou não com as aulas presenciais. As instituições que decidirem voltar com as atividades, segundo a prefeitura, deverão apresentar um plano de contingência com base nas orientações do novo decreto.
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o delegado Cristiano Quintas falou sobre o resgate da médica Tamires Mignoni, que foi sequestrada em Erechim, no Rio Grande do Sul, e resgatada em um cativeiro em Cantagalo, no interior do Paraná. Tamires foi levada pelos sequestradores no próprio carro na tarde da sexta-feira passada e ficou em cativeiro até a noite de quarta-feira. Dois homens e uma mulher foram presos na operação. E ontem, outra mulher foi detida suspeita de participação no sequestro. De acordo com a polícia, existe a possibilidade de mais pessoas envolvidas no caso. Tamires é filha do prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul disse que durante os cinco dias de sequestro, os criminosos fizeram contato três vezes com a família de Tamires. Eles chegaram a pedir R$ 2 milhões para libertar a médica, mas o dinheiro não foi pago.
Visando aumentar a segurança nas eleições, a Polícia Federal vai utilizar mais de 100 Aeronaves Remotamente Pilotadas – os drones – como ferramenta para inibir a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020. Os equipamentos vão ser usados em municípios estratégicos em todo o território Nacional. Os drones irão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores. Os equipamentos possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que vai estar preparada para monitorar todas as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.