
Paraná aumenta em 107% número de cirurgias em quatro anos
Polícia resgata macaco-prego que vivia acorrentado e enjaulado em Colombo
Laudo atesta que Jorge Guaranho pode cumprir pena em prisão, mas requer “apoio adequado” para condições de saúde do preso
Com o Programa Opera Paraná o estado aumentou 107% o número de cirurgias realizadas entre 2021 e 2024, saindo de 331 mil para mais de 687 mil procedimentos realizados pelo SUS. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mais R$ 700 milhões devem ser utilizados para ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas de cirurgias eletivas. Na primeira fase do Opera Paraná, foram investidos R$ 150 milhões do Tesouro Estadual.
////
A Polícia Civil resgatou um macaco-prego que viveu 31 anos acorrentado pelo pescoço e preso em uma gaiola em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A macaquinha passará por reabilitação física e psicológica e será encaminhada para um santuário. A tutora assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deverá responder em liberdade pelos crimes de maus-tratos e tráfico de animais.
////
Um novo laudo emitido pela Polícia Científica atesta que Jorge Guaranho, condenado a 20 anos de prisão pela morte de Marcelo Arruda, tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, “pode cumprir pena onde houver apoio de equipe de saúde adequado”.
Agora, caberá ao Complexo Médico Penal avaliar se poderá oferecer as assistências necessárias ao ex-policial Penal para que ele passe a cumprir a pena em regime fechado e não mais domiciliar.