Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná aumenta em 12% a cobertura de matas ciliares

Por Comunicação. Publicado em 26/07/2024 às 07:00.

Mata Ciliar funciona como um filtro natural, purificando a água, prevenindo enchentes e erosão, e servindo de casa para diversos animais.

Por Fernanda Nardo

Nos últimos anos, o Paraná tem avançado na proteção das matas ciliares, aumentando sua cobertura em 12%. De 2008 a 2021, a área de cobertura florestal nas margens de rios passou de 1,25 milhão para 1,41 milhão de hectares. Imagine um rio cercado por árvores e vegetação nativa. Essa é a mata ciliar. Ela funciona como um filtro natural, purificando a água, prevenindo enchentes e erosão, e servindo de casa para diversos animais. Por esse motivo, o Estado do Paraná, tem atuado para recuperar essa vegetação, como destaca a bióloga do IAT, Roberta Scheidt Gibertoni.

SONORA

Esse crescimento é resultado de ações como o plantio de 3,9 milhões de mudas e a recuperação de mais de 6.900 nascentes desde 2019. O programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado, que distribui mudas de espécies nativas para áreas de preservação, tem sido crucial, com cerca de 9,8 milhões de mudas já distribuídas. Além disso, o Programa Estadual de Proteção de Nascentes, iniciado em agosto de 2023, visa proteger 30 mil nascentes até 2026, preservando a qualidade das fontes de água do Estado.