
A plataforma integra dados de sistemas estaduais, municipais e do Ministério da Saúde, e assim consolida informações em um único ambiente e reforça a digitalização como um caminho para o futuro da saúde pública no estado
Por Flávia Consoli
A saúde digital integrou sistemas como registros médicos eletrônicos, telessaúde e plataformas para gestão de dados de saúde, promovendo inovação, inteligência artificial e decisões mais precisas na gestão e na clínica. O objetivo é ter atendimento mais eficiente e de qualidade para a população. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca a implantação da plataforma Paraná Saúde Digital, em operação desde junho de 2024
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A plataforma reúne informações de sistemas estaduais, municipais e do Ministério da Saúde, centralizando dados e promovendo a digitalização como futuro da saúde pública
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Outro destaque de 2024 foi o avanço no Núcleo de Telessaúde do Paraná, que expandiu os serviços de telediagnóstico. Iniciada em 2021, a estratégia cobre exames dermatológicos e eletrocardiogramas (ECGs). Os exames são enviados online para especialistas, que fornecem laudos em tempo recorde. Para exames de rotina de ECG, o resultado sai em até duas horas; nos casos urgentes, o diagnóstico chega em até 10 minutos. Desde o início do serviço, em 2022, já foram emitidos mais de 90 mil laudos de eletrocardiogramas, sendo 40.794 somente em 2024. Além disso, 59 novos locais aderiram ao serviço, somando 96 pontos de atendimento. Para 2025, está prevista uma nova fase de expansão do Tele-ECG
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O Paraná também avança em teleconsultorias, oferecendo suporte especializado para profissionais da saúde na gestão de casos clínicos. Projetos-piloto focados em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Hanseníase já estão em andamento. No caso do TEA, as teleconsultorias estão disponíveis em municípios como Adrianópolis, Araucária, Pinhais, Piraquara e Rio Negro. Para Hanseníase, o projeto concentra-se na Macrorregional Leste. Com isso, a saúde digital no Paraná segue como bandeira do Governo do estado, promovendo atendimento ágil e mais acessível à população.