
Paraná avança nas exportações de mel e turismo internacional
Acordo determina fim de arrendamentos ilegais em terra indígena
Curitiba tem terceiro melhor saldo de empregos do país no início do ano
As informações com Mauro Contti
O Paraná assumiu a vice-liderança nas exportações de mel, com resultados expressivos no primeiro trimestre de 2025. Isso se deve a um aumento de 114% no volume e de 181% de receita no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2024. Foram movimentadas 1.641 toneladas de mel com um preço médio de US$ 3,20 por quilo. O primeiro lugar do ranking é ocupado por Minas Gerais, que movimentou 2.333 toneladas do produto. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Turismo e indicam o fortalecimento do setor com destaque para atrações naturais e eventos culturais, principalmente nas regiões de Foz do Iguaçu e Curitiba.
///
Um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Ministério Público Federal, Funai e Incra vai encerrar os arrendamentos ilegais na Terra Indígena Rio das Cobras, nos Campos Gerais do Paraná. A área, habitada pelo povo Kaingang, vinha sendo arrendada de forma irregular a terceiros. O acordo estabelece o fim de todos os contratos até dezembro de 2025, com ações de fiscalização, responsabilização e fortalecimento da autonomia indígena na gestão do território.
////
Curitiba registrou o terceiro melhor desempenho entre as capitais brasileiras na geração de empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025. Segundo o Caged, foram 13.478 vagas formais criadas entre janeiro e março, ficando atrás apenas de São Paulo e Brasília. A indústria e o setor de serviços lideraram as contratações. Curitiba respondeu, sozinha, por 25% dos postos de trabalho gerados pelo Paraná de janeiro a março, que corresponderam a cerca de 60 mil.