Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná concentra mais da metade dos analfabetos adultos da região Sul, segundo IBGE

Por Comunicação. Publicado em 03/02/2022 às 14:00.

Paraná concentra mais da metade dos analfabetos adultos da região Sul, segundo IBGE.//

PC investiga denúncia de injúria racial dentro de um ônibus de viagem.//

Falsa ambulância carregada de cigarros contrabandeados é apreendida no Paraná, diz PM.//

Com Anderson Luís

O Paraná concentra mais da metade dos analfabetos da região Sul, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado, 415 mil pessoas não sabem ler, nem escrever. Em Santa Catarina, são 135 mil e no Rio Grande do Sul, 246 mil. Em todo o Brasil, são 11 milhões de pessoas com 15 anos ou mais analfabetas, segundo os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019, a mais recente realizada.
**
A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) está investigando uma denúncia de injúria racial dentro de um ônibus de viagem. Uma mulher afirma ter recebido um bilhete com ofensas de um passageiro. O bilhete escrito à mão foi entregue dentro de um ônibus que saiu de Porto Alegre (RS) com destino a Curitiba. No bilhete o passageiro chamava a suposta vítima de ignorante, dizendo que máscara não é capaz de conter o vírus, e terminou escrevendo que ela deveria voltar para a senzala. De acordo com a vítima, o autor foi um passageiro que fez boa parte do trajeto na poltrona ao lado dela e se recusava a utilizar a máscara de proteção contra covid, contrariando as leis e as normas da empresa de transporte.
**
Uma falsa ambulância carregada com 5.500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendida na quarta-feira (2), em Ivaté, noroeste do Paraná, segundo o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON). Uma pessoa foi presa. A van estava caracterizada como uma ambulância, com adesivos falsos e com equipamento de giroflex, conforme a polícia. O suspeito preso tem 29 anos e é morador de Terra Roxa. Conforme a polícia, ele foi encaminhado com a van e o contrabando para a delegacia da Polícia Federal em Guaíra.