Mais um residente de Curitiba foi diagnosticado com Monkeypox.
por Amanda Yargas
Mais um caso de varíola dos macacos, chamada pelo nome em inglês Monkeypox, foi confirmado no Paraná nesta quarta-feira. Segundo a Secretaria da Saúde, o paciente é um homem de 27 anos, morador de Curitiba, que viajou recentemente a Europa.
O primeiro caso da doença no Paraná foi confirmado no domingo (3), um homem de 31 anos, que esteve em São Paulo, também residente da capital. Por enquanto não há transmissão comunitária da doença no estado. Outros oito casos estão em investigação, quatro em Curitiba, e um em cada um dos municípios de Cascavel, Londrina, Campina Grande do Sul e Pinhais. Todos os pacientes possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado. As amostras para exame são enviadas para o laboratório nacional de referência para a doença em São Paulo.
A varíola dos macacos é causada por um vírus e transmitida principalmente pelo contato com feridas de pele das pessoas infectadas. A infecção provoca erupções que geralmente aparecem primeiro no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, íngua, calafrios e fadiga.