Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná decreta emergência zoosanitária por conta da gripe aviária

Por Comunicação. Publicado em 26/07/2023 às 07:04.

Paraná decreta emergência zoosanitária por conta da gripe aviária

Paraná registra 6 mortes e ultrapassa marca de 130 mil casos de dengue

Exército abre processo seletivo com vagas no PR e SC

As informações com Mauro Contti

O governo do Paraná decretou nesta terça-feira estado de emergência zoosanitária pelo prazo de 180 dias.

O objetivo é a proteção do setor avícola. O Paraná é considerado o maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil. A medida serve para agilizar o atendimento nos casos notificados de suspeita de influenza aviária e ter acesso facilitado a recursos no combate à doença. No Paraná, segundo governo, foram confirmados sete casos de gripe aviária em aves silvestres migratórias. O Brasil mapeou ao menos 67 aves infectadas. Outros estados declararam a emergência, como Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

 

O Paraná registrou mais seis mortes e 4.954 casos confirmados de dengue. Os dados estão no boletim semanal da doença, da Secretaria de Estado da Saúde. O total de mortes do atual ciclo chegou a 106. O número de novos casos confirmados da doença também preocupa. Em uma semana, foram incluídos quase 5 mil registros, um acréscimo de 4% sobre o acumulado, o que levou o total para 131.270.

O Exército Brasileiro abriu um processo seletivo para temporários atuarem no Paraná e em Santa Catarina. As oportunidades abrangem futuras vagas para Oficiais, Sargentos e Cabos. Os salários vão até R$ 9 mil. Os cargos são para os níveis técnico e superior de várias áreas de atuação. Podem se inscrever candidatos que tenham entre 19 e 40 anos e estejam em dia com as suas obrigações perante o Serviço Militar e Justiça Eleitoral, sem antecedentes criminais. As inscrições vão até 31 de julho e devem ser feitas no site do Exército – Comando da 5ª Região Militar.