Decisão do governo estadual visa intensificar combate à doença e garantir recursos para municípios.
Por Marinna Prota
O Governo do Estado do Paraná decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos e mortes relacionados à dengue nas últimas semanas. A medida, estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), terá vigência por 90 dias. O estado registrou quase 35 mil novas notificações, 17.044 casos confirmados e 12 mortes no último boletim epidemiológico divulgado.
De acordo com Beto Preto, secretário de Estado da Saúde, um dos principais motivos para o decreto é a condição climática que tem favorecido altas temperaturas que contribuem para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
SONORA
Dos 399 municípios paranaenses, 397 já registraram notificações por dengue, sendo que 366 deles confirmaram casos, totalizando quase 92% do estado. A incidência de casos atingiu a marca de 697 casos por 100 mil habitantes. Vinte e seis municípios já decretaram situação de emergência. Outro motivo para o decreto entrar em vigor, é a superlotação das unidades de pronto-atendimento.
SONORA
Atualmente, o Paraná é o quarto estado do país com a maior incidência de dengue, conforme dados do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.