Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná deve receber doses para vacinar um quinto das crianças em janeiro

Por Jornalismo. Publicado em 13/01/2022 às 09:35.

Paraná deve receber doses da Pfizer para vacinar um quinto das crianças em janeiro.//

UFPR vai exigir passaporte vacinal para atividades presenciais.//

Procon vai notificar empresa que faz travessia de Guaratuba, multa pode chegar a 11 milhões.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


Pelo calendário de entregas da vacina Pfizer ao Brasil, o Paraná deve receber ainda em janeiro de 2022, a quantidade de doses suficientes para vacinar contra o coronavírus um quinto das crianças entre 5 e 11 anos de idade que vivem no estado. As doses devem abranger todas as crianças com 11 anos de idade e metade das que já completaram 10 anos. A estimativa é baseada na projeção populacional do IBGE, A vacinação vai atender diretrizes semelhantes às dos adultos, começando por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas por indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade.
Também está sendo avaliada a possibilidade de vacinação de crianças com a Coronavac, que já é utilizada pela China e outros países da América Latina para a faixa etária de 3 a 19 anos. A Anvisa aguarda novos números de um estudo feito no Chile para tomar decisão sobre o assunto.

 

E nessa quarta-feira, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou a exigência do comprovante de vacinação contra Covid-19 para o início das atividades presenciais a partir de 31 de janeiro. O passaporte vacinal será solicitado a professores, alunos, técnicos, terceirizados e a comunidade externa.

 

O secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost, determinou ao Procon a notificação da empresa BR Travessias, que administra atualmente o trecho entre Matinhos e Guaratuba. O secretário disse que a empresa está fazendo o consumidor de palhaço por ter que esperar horas para fazer a travessia e também que colocou em risco a vida do consumidor com as balsas que foram flagradas à deriva em vários episódios recorrentes. As multas podem chegar até a 11 milhões de reais. Os consumidores podem denunciar casos de irregularidades no serviço pelo site do Procon Paraná na aba Faça Aqui sua Reclamação. Para isso, é necessário ter o comprovante de pagamento da travessia.