Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná deve registrar 3.650 diagnósticos de câncer de mama nos próximos anos, alertam autoridades de saúde

Por Redação. Publicado em 19/10/2023 às 19:48.

Outubro Rosa chama atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama

Por Marinna Prota

Entre 2023 e 2025, o estado do Paraná deve enfrentar um total de  3.650 casos de câncer de mama, conforme alertas do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).  O Outubro Rosa, é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, e esses números revelam que o Paraná será responsável por 5% dos diagnósticos deste tipo de câncer em todo o país.

Maria Goretti Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, enfatiza as ações do “Paraná Rosa” neste mês. 

SONORA

De acordo com especialistas, o tratamento oportuno pode resultar em um prognóstico favorável, com altas chances de cura.

SONORA

Segundo o INCA, até 2025 Curitiba deve ter 770 novos registros de câncer de mama, o que representa 21% do total no estado.  Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, também revelaram um aumento nas mortes por câncer de mama no Paraná nos últimos anos. Entre 2018 e 2022, 5.254 mulheres faleceram devido a essa doença no estado, o que corresponde a 5,8% do total de óbitos causados pela neoplasia em todo o país durante o mesmo período.